SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79Initial teacher training for basic education and its interface with educational territories: state of the artHospital classes: a study of the productions of the National Congress on Education (EDUCERE) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SOUZA, Janaína Neves  and  MACEDO, Josué Antunes de. Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática: delineamento do PIBID de 2010 a 2020. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1670-1687.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao19.

Nesta pesquisa, discorreu-se sobre o mapeamento de vinte artigos que foram publicados no decorrer de 2010 a 2020 em revistas com classificação Qualis A1 e A2 pertencentes à área de ensino e são analisados sob o olhar da revisão sistemática no âmbito do Estado do Conhecimento. O objetivo é analisar os trabalhos publicados em periódicos, que tiveram o propósito de discorrer sobre as Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses pesquisadores, segundo os periódicos de pesquisa disponíveis e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificação Qualis periódicos, referente ao quadriênio 2013-2016. Ao analisar os artigos, foi possível compreender o impacto do PIBID na formação docente, em especial na formação de professores de Matemática. Os resultados da investigação apontam que o PIBID auxilia futuros professores a serem inseridos na sala de aula, estimulando saberes docentes que são incentivados com a vivência e adquiridos com a experiência no âmbito escolar.

Keywords : Saberes docentes; Matemática; Estado do conhecimento; Aprendizagem profissional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )