SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática: delineamento do PIBID de 2010 a 2020Rotas de aprendizagem para o ensino superior: um estudo bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FAVORETTO, Irlaine; BOAS, Lúcia Villas  e  ENS, Romilda Teodora. Classes hospitalares: um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1688-1705.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao20.

Este artigo analisa produções da base de dados dos Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (PUCPR) acerca das classes hospitalares, segmento da educação que viabiliza o início ou a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que, por estarem internados, encontram-se afastados da escola. Para tanto, realizamos uma seleção dos trabalhos, no período de 2008 a 2019, nas modalidades de apresentação do evento (comunicação, mesa redonda, pôster e relato de experiência) que continham os termos classe(s) hospitalar(es), docência hospitalar, educação hospitalar, escola no hospital, hospitalização escolarizada e professor hospitalar no título, no resumo e/ou nas palavras-chave independentemente do eixo temático. A seleção culminou em 56 trabalhos em que os resumos, após processados pelo programa de estatística textual Alceste, geraram cinco classes cujas análises evidenciaram: um enfoque na figura do professor e sua atuação em sala do hospital (Classe 1), a identidade profissional (Classe 2) e as tensões da classe (Classe 3); questões relacionadas à implantação de classes hospitalares situada na interface entre as áreas da educação e saúde, em nível nacional (Classe 4) e em nível estadual (Classe 5). Frente aos resultados, destacamos a relevância de estudos que explorem o conhecimento já produzido com vistas a gerar novas pesquisas que satisfaçam ou incrementem as questões que ficaram em aberto de modo a potencializar a possiblidade de um movimento harmonioso entre as áreas da educação e da saúde.

Palavras-chave : Pedagogia Hospitalar; Classes Hospitalares; Revisão EDUCERE-PUCPR..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )