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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CANAL, Sandra; ROCHA, Juliana dos Santos  e  SANTOS, Andreia Mendes dos. Educação inclusiva no ensino superior: anseios docentes e ações de suporte para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.81, pp.753-767.  Epub 21-Out-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.081.ao02.

Este artigo se refere a um recorte de uma pesquisa de mestrado, que versa sobre a inclusão do estudante com TEA no Ensino Superior, e se propõe a analisar os desafios encontrados nesse nível de ensino, tendo em vista a Educação Inclusiva. Como referencial teórico destaca-se a psicologia sócio-histórica em um diálogo entre Vygotsky e outros autores. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual os dados foram obtidos por meio das entrevistas semiestruturadascomos profissionais especializados do Núcleo de apoio à Educação Inclusiva, com os professores e com os coordenadores de cursos e analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir das análises interpretativas, pode-se inferir que os profissionais sentem necessidade de formação continuada para atuar com o estudante com TEA, de forma a ampliar e construir conhecimentos acerca do seu processo de ensino, aprendizagem e sociabilidade. Evidenciou-se, ainda, que os profissionais desejam fazer parte de uma rede de apoio que ouça seus anseios docentes, que auxilie a elaborar soluções e realizar encaminhamentos para os desafios que dificultam o processo de ensino-aprendizagem desse público. No que tange a Universidade, destaca-se um movimento para a criação de estratégias que visam facilitar o processo de inclusão. Porém, mostraram-se algumas contradições entre a estrutura organizacional historicamente construída e as necessidades que a realidade da inclusão dos estudantes com TEA exige, o que tenciona uma série de reestruturações fundamentais em nível institucional à educação inclusiva na Educação Superior.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino superior; Inclusão; Docente; Dificuldades..

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