SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número82Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação: da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmicoBalanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da  e  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Ética na editoração de periódicos científicos: reflexões sobre a formação de acadêmicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.82, pp.878-891.  Epub 21-Out-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.082.ds02.

Este texto objetiva refletir acerca da ética no processo de editoração de periódicos científicos, especialmente de periódicos da Área da Educação, destacando possibilidades de formação de acadêmicos da pós-graduação envolvidos nesse processo. Norteia-se por duas questões: a) o entendimento de publicação científica como meio de desenvolvimento social, pois os artigos tornam-se públicos os resultados de pesquisas que, por sua vez, têm o papel social de contribuir para ampliar o conhecimento teórico e aplicado das diferentes áreas; b) a compreensão de que a formação do pós-graduando para atividades de editoração de periódicos científicos não se restringe a conhecimentos técnicos desse ofício. Essa formação pressupõe uma conduta ética, mediante a qual os jovens tenham consciência da função que a publicação científica exerce na disseminação do conhecimento e na promoção de melhores condições de vida para todos, bem como do significado da sua ação nesse âmbito. Essa reflexão é ampliada pela apresentação de um caso de participação dos doutorandos bolsistas no processo de editoração de um periódico da área de ensino. Essa participação, oportunizou aos doutorandos a compreensão da ética relativa à revisão por pares, aos aspectos formais de editoração, às dificuldades enfrentadas no recebimento pelos editores dos pareceres dos artigos, à importância da qualidade de artigos submetidos a periódicos. Nesse processo formativo, o editor, que também é professor e orientador, é referência aos futuros editores, ou seja, àqueles que darão continuidade ao trabalho das gerações anteriores. Portanto, a formação do jovem editor envolve o conhecimento técnico perpassado pela conduta ética daqueles que formam a nova geração de pesquisadores e de editores.

Palavras-chave : Ética editorial; Divulgação Científica; Processo de editoração..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )