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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GATTI JUNIOR, Décio e MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil: caracterização, avaliação e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.82, pp.963-975. Epub 21-Out-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.082.ds07.
Trata-se de investigação que teve como objeto o conjunto de periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil que estão cadastrados na coordenação regional Centro-Oeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, somam 27 periódicos que estão localizados em Brasília/DF, em Goiás, no Triângulo Mineiro (MG), no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Partiu-se das ideias de Araújo; Brzezinski (2006) e de Weiss (2009), bem como de documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Carlos Chagas (FCC). A análise contemplou a caracterização dos periódicos, em termos de localização, início da publicação, editoria, periocidade, temáticas, indexadores e avaliação no âmbito do Qualis Periódicos. Em seguida, abordou-se os desafios postos atualmente para os periódicos em Educação da região Centro-Oeste, destacadamente, a modernização e a profissionalização e o alcance de indexadores mais robustos. Concluiu-se que houve crescimento da quantidade e aperfeiçoamento da qualidade dos periódicos da região Centro-Oeste e pontuou-se sobre a necessidade de enfrentar e de superar os desafios atuais em busca da continuidade do incremento da qualidade dos periódicos.
Palavras-chave : Educação; Periódicos; Centro-Oeste; Universidade; Pesquisa..