Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
EISENBERG, Zena and ALMEIDA, Leandro S.. Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.82, pp.1275-1288. Epub Oct 21, 2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.082.ao14.
Este artigo trata de um estudo longitudinal em que foram acompanhados 106 estudantes ingressantes no ensino superior por um período de seis meses. O objetivo foi verificar uma relação entre as expectativas com que estudantes ingressam e seu posterior bem-estar acadêmico, uma vez já cientes de seu desempenho acadêmico no primeiro período de curso. Para avaliar as expectativas dos estudantes, usou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes no Ensino Superior e, para avaliar o bem-estar, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas na versão reduzida. Os resultados apontam para uma vivência de curso e carreira mais positiva entre aqueles estudantes com maiores expectativas de qualidade do desenvolvimento acadêmico. Além disso, as vivências pessoais foram mais positivas entre estudantes que tinham altas expectativas para estudar fora do país por algum tempo. Outro resultado que se destacou foi a diferença entre estudantes que pretendiam continuar no curso e aqueles que não pretendiam ao final do primeiro período de curso: os que desejavam permanecer tiveram vivências mais positivas nos quesitos institucional, curso e carreira e interpessoal. Concluímos que as expectativas iniciais dos estudantes no momento do ingresso impactam nas suas vivências acadêmicas e adaptação ao ensino superior, cabendo às instituições de ensino superior investir no apoio institucional, incluindo orientação de curso e carreira, e na promoção de redes de apoio aos ingressantes. Estudantes com menos recursos pessoais e com mais frágil formação prévia se beneficiam destes apoios, aumentando-se as suas possibilidades de permanecerem nos cursos e concluírem a sua formação, fazendo jus ao investimento familiar e da sociedade na formação superior dos mais jovens. Faz-se necessário, para consolidar esses achados, repetir esse estudo com uma amostra mais ampla e representativa.
Keywords : Ensino superior; Estudantes do 1º; ano; Expectativas; Adaptação acadêmica..