SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue01Estudo dinamométrico da marcha de idosas ultrapassando obstáculos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SANTOS, Renata Câmara de Oliveira; LAGE, Guilherme Menezes; UGRINOWITSCH, Herbert  and  BENDA, Rodolfo Novellino. Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.01, pp.05-14. ISSN 1981-4690.

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.

Keywords : Estrutura de Prática; Prática Constante; Prática Aleatória; Combinação de Estruturas de Prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )