SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01Estudo dinamométrico da marcha de idosas ultrapassando obstáculos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SANTOS, Renata Câmara de Oliveira; LAGE, Guilherme Menezes; UGRINOWITSCH, Herbert  e  BENDA, Rodolfo Novellino. Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.01, pp.05-14. ISSN 1981-4690.

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.

Palavras-chave : Estrutura de Prática; Prática Constante; Prática Aleatória; Combinação de Estruturas de Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )