SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue01Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motorasA intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

MOCHIDA, Lígia Yumi; CESAR, Guilherme Manna; SANTIAGO, Paulo Roberto Pereira  and  COSTA, Paula Hentschel Lobo da. Estudo dinamométrico da marcha de idosas ultrapassando obstáculos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.01, pp.15-23. ISSN 1981-4690.

O presente estudo teve como objetivo investigar a marcha durante a negociação de obstáculos de mulheres idosas fisicamente ativas e sedentárias para identificar as adaptações realizadas pelos dois grupos diante de uma tarefa de marcha mais complexa. Participaram do estudo 20 idosas sadias, divididas entre grupo ativo e grupo sedentário. Foi utilizada uma plataforma de força para avaliar a componente ortogonal vertical das forças de reação do solo: forças máxima e mínima, impulso vertical e tempo de apoio. Essas variáveis foram analisadas durante dois protocolos distintos: marcha livre e marcha com obstáculo com alturas de 10%, 20% e 30% do comprimento do membro inferior das voluntárias. O obstáculo foi posicionado previamente e após a plataforma para que duas funções diferentes do mesmo membro inferior fossem investigadas. Os resultados estão apresentados em três seções: a primeira avalia os dois grupos (não houve diferença significativa), a segunda avalia o efeito da altura do obstáculo (onde a altura de 10% já se apresenta como um obstáculo desafiante para as idosas sedentárias) e a terceira compara as funções de suporte primário e secundário (não houve diferença significativa). Conclui-se, para a amostra utilizada, que a atividade física auxiliou na negociação de obstáculos durante a marcha. As idosas sedentárias optaram por uma estratégia mais segura na negociação de obstáculos, observada pelas menores magnitudes das variáveis dinamométricas juntamente com um maior tempo de apoio.

Keywords : Marcha; Envelhecimento; Força de Reação do Solo; Atividade Física; Negociação de Obstáculos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )