SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue01A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebolMotivos, interesses e atitudes para a prática físico-desportiva dos universitários de educação física author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

ANDRADE, Rafael Júnio; BOTELHO, Maria Izabel Vieira; FIUZA, Ana Louise  and  PEREIRA, Eveline Torres. Relações sociais de gênero no meio rural brasileiro: A mulher camponesa e o lazer no início do século XXI no Brasil. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.01, pp.39-49. ISSN 1981-4690.

Este estudo apresenta um olhar sobre o lazer das mulheres do meio rural no Brasil. Com este intuito foi realizada uma incursão na literatura referente aos estudos do lazer, às etnografias sobre o campesinato e sobre o trabalho feminino no meio rural e a contextualização das discussões sobre gênero. Foram utilizados os dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero e da pesquisa Gênero, Trabalho e Família a fim de fundamentarmos nossas observações. Nesta primeira aproximação foi possível concluir que existe um campo de possibilidades diferencial voltado para as oportunidades de lazer para mulheres e homens no meio rural que não se altera de geração para geração. Antes de ser um tempo, ou uma mercadoria a ser adquirida, é vivenciada no cotidiano, entremeada nos afazeres, na relação com a família e com a comunidade.

Keywords : Mulher; Lazer; Meio Rural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )