SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue02“Polybat”: Um jogo para pessoas com paralisia cerebralTradução e adaptação transcultural do “Physical Activity Scale” de Aadahal e Jorgensen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

MONTEIRO, Luciana Zaranza et al. Conhecimento do profissional de educação física frente à atuação com portadores de diabetes mellitus nas academias de ginástica de Fortaleza, CE. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.02, pp.135-142. ISSN 1981-4690.

O objetivo foi avaliar o conhecimento do Profissional de Educação Física frente à atuação com diabéticos nas academias de ginástica de Fortaleza, CE. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo e transversal, tendo sido conduzido nas academias de ginástica cadastradas no Conselho Regional de Educação Física - CREF-5. Participaram 400 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Educação Física - CREF- 5 que atuavam nas 84 academias de ginástica do Município de Fortaleza- CE. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios diagnósticos de diabetes, valor da glicemia em jejum, cuidados para a prática de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle do diabetes. Dos 400, 265 (66,3%) atuavam com diabéticos, sendo que 182 (68,7%) não sabiam informar os valores glicêmicos para considerar um aluno diabético e 52 (19,6%) não sabiam as situações que contra- indicavam o exercício físico e nem as recomendações que esses alunos deveriam receber. A maioria (75%) não realizava o monitoramento glicêmico. Os profissionais de Educação Física ainda possuem conhecimentos insuficientes para exercer a boa prática profissional com diabéticos.

Keywords : Doença Crônica- Degenerativa; Conhecimento; Educação em Saúde; Atividade Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )