SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue03Desempenho de idosos em uma tarefa motora de demanda dupla de controleInteração social em aulas de educação física author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

PAROLI, Rejane  and  TANI, Go. Efeitos das combinações da prática constante e variada na aquisição de uma habilidade motora. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.03, pp.221-234. ISSN 1981-4690.

Os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma habilidade motora foram investigados em um experimento em que a prática foi manipulada no que se refere à variabilidade. O delineamento constou de dois grupos de prática combinada (constante-por blocos e constante-aleatória) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Sessenta estudantes universitários praticaram uma tarefa que consistia em tocar sensores de forma sequencial em integração a um estímulo visual. Para a realização da tarefa foi utilizado o aparelho de “timing” coincidente para tarefas complexas. O desempenho foi avaliado mediante três medidas de erro: absoluto, variável e de execução. O “timing” relativo e sua variabilidade foram utilizados para avaliar a macroestrutura do programa de ação da habilidade ao passo que a microestrutura foi avaliada pela variabilidade do tempo total de movimento. Os resultados mostraram que, ao variar a tarefa em seus aspectos perceptivo (velocidade do estímulo visual) e efetor (sequência de toques), a prática constante seguida de prática por blocos apresenta, na fase de adaptação, melhor desempenho em relação ao número de acertos de execução do que a prática constante seguida de prática aleatória, indicando, portanto, que a primeira proporciona mais condições de adaptação a uma nova tarefa motora.

Keywords : Estrutura de Prática; Aquisição de Habilidades Motoras; Processo Adaptativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )