SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número04O perfil dos ingressantes de um programa de educação física para idosos e os motivos da adesão inicialImplicações do conhecimento corporal no comportamento sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

AGUIAR, Jaina Bezerra de  e  GURGEL, Luilma Albuquerque. Investigação dos efeitos da hidroginástica sobre a qualidade de vida, a força de membros inferiores e a flexibilidade de idosas: Um estudo no Serviço Social do Comércio- Fortaleza. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.04, pp.335-344. ISSN 1981-4690.

Este trabalho, realizado no Serviço Social do Comércio, Fortaleza, CE, Brasil, teve como propósito verificar a influência da hidroginástica sobre a qualidade de vida, a força de membros inferiores e a flexibilidade de idosas. Foram avaliadas 26 mulheres com idade de 60 a 80 anos, que foram divididas em dois grupos: sedentário (n=13) e praticante de hidroginástica há pelo menos seis meses (n=13). Foram utilizados para coleta de dados o Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida proposto pela Organização Mundial de Saúde, o teste de impulsão vertical para a avaliação indireta da força muscular de membros inferiores e o teste de sentar e alcançar para avaliação da flexibilidade. O grupo praticante de hidroginástica apresentou média de escores do domínio físico da qualidade de vida (4,5 ± 0,4 u.a.) significativamente (p < 0,05) maior que o grupo sedentário (3,8 ± 0,7 u.a.), bem como para impulsão vertical (13,8 ± 3,7 cm e 10,5 ± 2,7 cm, respectivamente; p < 0,05) e flexibilidade (41,3 ± 9,2 cm e 32,7 ± 4,6 cm, respectivamente; p < 0,05). Conclui-se que a prática regular de hidroginástica por mulheres na terceira idade contribui positivamente com a qualidade de vida, por influenciar o domínio físico desta, além de melhorar a força e a flexibilidade nesta etapa da vida.

Palavras-chave : Saúde do Idoso; Força Muscular; Amplitude de Movimento Articular; Hidroginástica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )