SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número04Esforço percebido, estresse e inflamação do trato respiratório superior em atletas de elite de canoagemLazer e esporte: Olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues et al. Esporte olímpico e paraolímpico: Coincidências, divergências e especificidades numa perspectiva contemporânea. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.04, pp.365-377. ISSN 1981-4690.

Este texto apresenta uma análise do esporte adaptado, tendo como objeto principal os Jogos Paraolímpicos, evento realizado de forma associada com os Jogos Olímpicos. Procura apontar similaridades e diferenças entre os dois eventos, considerando-os como formas de expressão do esporte contemporâneo, destacando características como a organização, relação com o mercado de consumo e formas de divulgação. As principais diferenças descritas se referem à gênese dos dois objetos, além da maior vocação do esporte olímpico para a inserção mercadológica. Quanto às similaridades, destaca-se a presença em ambos das características do esporte moderno gerado no século XIX, além das estruturas organizacionais conceitualmente similares. Podem-se apontar ainda alguns pontos específicos do esporte adaptado, como modalidades próprias, a exemplo do “Goalball”.

Palavras-chave : Sociologia do Esporte; Esporte Adaptado; Olimpíadas; Paraolimpíadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )