SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02Futebol e ferrovia: a história de um trem da industrialização que parte para o noroeste paulistaAs práticas corporais femininas em clubes paulistas do início do século XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

DEUS, Renata Karine Batista Coelho de et al. Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.02, pp.259-273. ISSN 1981-4690.

Este estudo é percorrido por três principais objetivos: 1) caracterizar o desenvolvimento modal e as diferenças inter-individuais da coordenação motora; 2) verificar a existência de um efeito associado ao gênero; 3) testar a relevância de preditores do desenvolvimento da Coordenação motora (CoM) tais como o IMC e os níveis de Atividade Física. A amostra é constituída de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas). A coordenação motora foi determinada a partir da bateria de testes KTK (Equilíbrio em deslocamento para trás, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral). O questionário de GODIN e SHEPHARD (1985) foi utilizado para avaliar a Atividade Física. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. A mudança intra-individual e as diferenças inter-sujeitos foram efetuadas no programa estatístico HLM, versão 6. É visível um incremento dos valores médios, em ambos os sexos, para as todas as provas do KTK, bem como do IMC e o dos níveis de Atividade Física. Os melhores resultados foram observados nas crianças que estavam no 1º quartil do IMC e no 3º da Atividade Física. Os resultados reafirmam a necessidade de uma estrutura didático-metodologica das aulas de Educação Física para que as crianças alcancem níveis adequados de coordenação para sua idade.

Keywords : Coordenação Motora; Crianças; Estudo Longitudinal; Modelação Hierárquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )