SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, PortugalAutopercepção da imagem corporal em estudantes do curso de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MATHIAS, Milena Bushatsky  e  RUBIO, Kátia. As práticas corporais femininas em clubes paulistas do início do século XX. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.02, pp.275-284. ISSN 1981-4690.

Na década de 20, o esporte ainda era visto como uma instituição masculina, o que invalidava a experiência atlética feminina, sendo apenas o atletismo, a dança clássica e o bola ao cesto, consideradas atividades saudáveis para o intitulado ”sexo frágil”. Uma vez excluídas dos estádios e instituições esportivas, assim como da própria vida pública determinada na época, a condição feminina foi limitada pela dedicação ao lar e à família. Em contrapartida, o Movimento Feminista lutava pelo direito à cidadania, à uma existência legal na vida pública e a própria Educação Física apontava através de seus discursos a mulher como fisicamente ativa, dentro de propósitos eugenistas e higienistas. O objetivo deste trabalho é discutir como se deu a participação da mulher nas práticas corporais em clubes na década de 20 na cidade de São Paulo.

Palavras-chave : Feminismo; Clubes; Esporte; Mulher; Década de 20.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )