SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue03O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMCO desafio da informação longitudinal: um “passeio guiado” sobre modelação hierárquica, “tracking” e informação omissa com um conjunto de dados do estudo de Muzambinho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

HENRIQUE, Rafael dos Santos; SIQUEIRA, Aline Kety Maria de; BELTRAO, Natália Barros  and  EPIFANIO, Amanda Polyane Porto. Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.03, pp.405-412. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.

Keywords : Aprendizagem; Conhecimento de Resultados; Prática; Desempenho Psicomotor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )