SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMCO desafio da informação longitudinal: um “passeio guiado” sobre modelação hierárquica, “tracking” e informação omissa com um conjunto de dados do estudo de Muzambinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

HENRIQUE, Rafael dos Santos; SIQUEIRA, Aline Kety Maria de; BELTRAO, Natália Barros  e  EPIFANIO, Amanda Polyane Porto. Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.03, pp.405-412. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.

Palavras-chave : Aprendizagem; Conhecimento de Resultados; Prática; Desempenho Psicomotor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )