SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número04Judocas olímpicos brasileiros: fatores de apoio psicossocial para o desenvolvimento do talento esportivoEsporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MASSUCA, Luís  e  FRAGOSO, Isabel. Do talento ao alto rendimento:: indicadores de acesso à excelência no handebol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.04, pp.483-491. ISSN 1981-4690.

O talento constitui uma das condições fundamentais para acender à excelência no desporto de competição e a sua identificação representa o primeiro passo de um longo processo de especialização que permite selecionar os sujeitos certos. Para conhecer as variáveis que os treinadores julgam mais influentes no sucesso do atleta de handebol (do sexo masculino), foi aplicado um questionário a 71 treinadores de handebol (“Questionário aos Técnicos de Andebol - QTA”; Massuça, 2007). Neste instrumento, solicitava-se aos participantes que avaliassem o grau de importância de cada fator e indicador de rendimento no sucesso em geral (Handebolista, A) e, que o fizessem igualmente para cada uma das posições de jogo que caracterizam a modalidade desportiva (Ponta, P; Lateral, L; Central, C; Pivot, Pi; Guarda-redes, GR). Os resultados permitem constatar que não existe um perfil de atleta de handebol, mas vários. Pode assim concluir-se que no jogo de handebol o sucesso pode ser experimentado por atletas com diferentes características. Em complemento, julgamos que o inventário apresentado (das qualidades necessárias ao atleta de handebol de alto rendimento) poderá servir de referência para a construção de um modelo de seleção de talentos.

Palavras-chave : Modelo Teórico;; Multidisciplinar; Sucesso; Treinadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )