SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número04Do talento ao alto rendimento:: indicadores de acesso à excelência no handebol.Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

PIMENTA, Thiago  y  HONORATO, Tony. Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.04, pp.493-505. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de Fontana (2000) e leitura sociológica de Bourdieu (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural.

Palabras clave : Educação Física;; Pedagogia; Conteúdo; Esporte; Estudante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )