Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
PIMENTA, Thiago e HONORATO, Tony. Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.04, pp.493-505. ISSN 1981-4690.
O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de Fontana (2000) e leitura sociológica de Bourdieu (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural.
Palavras-chave : Educação Física;; Pedagogia; Conteúdo; Esporte; Estudante.