SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motoraO papel do folclore na motivação para atividades físicas de idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ALMEIDA, Lucas Gomes de; OLIVEIRA, Márcio Lopes de  e  SILVA, Cristiano Diniz da. Uma análise da vantagem de jogar em casa nas duas principais divisões do futebol profissional brasileiro. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.01, pp.49-54. ISSN 1981-4690.

A vantagem em jogar em casa (VC) vem sendo um importante objeto de estudo no futebol mundial. Vários pesquisadores procuram quantificar essa vantagem no futebol internacional, porém quando se trata de futebol brasileiro, poucos estudos se dedicaram à pesquisa nessa área. Devido a isso, o presente estudo teve como objetivo comparar a VC no Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Foram analisadas todas as partidas nas condições de vitórias, empates e derrotas em casa, das temporadas 2003 a 2009, tanto na série A quanto na série B. Para quantificar a VC, foi utilizada a metodologia de aproveitamento percentual de pontos, proposto por POLLARD (1986). Foi encontrada uma VC maior na Série B (69 ± 2,3%) em relação à Série A (65 ± 2,3) (p < 0,05). Pôde-se concluir que, na Série B do Campeonato Brasileiro, o fator “jogar em casa” exerce maior vantagem em relação à Série A Brasileira nas temporadas analisadas.

Palavras-chave : Vantagem em Casa; Campeonato Brasileiro; Futebol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )