SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Efeito do uso do traje de neoprene sobre variáveis técnicas, fisiológicas e perceptivas de nadadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

LINS, Tatiana Acioli et al. Efeitos agudos de diferentes intensidades de exercício sobre a ingestão alimentar pós-exercício. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.02, pp.181-188. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos agudos de diferentes intensidades de exercício aeróbio (40 e 80% do VO2pico) sobre a ingestão alimentar pós-exercício. Participaram do estudo 18 adultos jovens, eutróficos (22,20 ± 1,72 kg/m²) e fisicamente ativos. Todos os sujeitos foram submetidos aleatoriamente a três condições experimentais: controle (sem exercício); EBI, exercício de baixa intensidade (40% do VO2pico) e EAI, exercício de alta intensidade (80% do VO2pico). As sessões de exercício foram isocalóricas (350 kcal). Após 120 minutos de recuperação passiva, os voluntários tinham livre acesso a um “buffet” variado de alimentos, a ingestão alimentar foi determinada através da pesagem dos alimentos ingeridos. Os dados alimentares obtidos foram então tabulados e analisados por meio do “software” Nutwin 6.0 (UNIFESP, 2002), para estimativa do consumo energético total (kcal) e ingestão dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) em gramas. Os resultados não demonstram nenhuma diferença na ingestão alimentar entre as condições experimentais analisadas. Dessa forma, podemos concluir que a ingestão alimentar pós-exercício não se mostrou dependente da intensidade do esforço em curto prazo em indivíduos adultos jovens fisicamente ativos.

Palavras-chave : Exercício Aeróbio; Comportamento Alimentar; Metabolismo Energético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )