SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Efeito do uso do traje de neoprene sobre variáveis técnicas, fisiológicas e perceptivas de nadadoresPerda de eletrólitos durante uma competição de duatlo terrestre no calor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

BATISTA, Paula Maria Fazendeiro; MATOS, Zélia Maria Roque Pinto; MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro  e  GRACA, Amândio Braga dos Santos. Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.02, pp.197-213. ISSN 1981-4690.

O campo de intervenção do profissional do desporto tem vindo a alargar-se e, concomitantemente, a complexificar-se. As ocupações tradicionais adstritas ao ensino e ao treino sofreram metamorfoses, aumentando as dificuldades de conceitualização de competência profissional. Neste estudo, procura-se identificar o conceito que os profissionais do desporto denotam de profissional competente, na persecução da identificação de um mapa conceitual transversal às quatro áreas ocupacionais consideradas: Educação Física, Treino, Atividade Física Adaptada e “Fitness”. Foram entrevistados 120 profissionais (30 de cada área ocupacional) sobre o conceito de competência e de profissional competente. Na análise dos dados, utilizaram-se procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados são ilustrativos da frágil conceitualização que ainda caracteriza o campo do profissional do desporto. Identificam-se, contudo, traços comuns que apontam para a busca de uma unidade identitária centrada na competência de conhecimento e ética coadjuvada pela competência pessoal e social em estreita articulação com a competência funcional, sendo que as metacompetências e a motivação são fatores valorizados, os quais assumem a função de sustentação da competência profissional.

Palavras-chave : Conceção de Competência; Profissões do Desporto; Competências Profissionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )