SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de SantosEducação do corpo feminino: um estudo na Revista Brasileira de Educação Física (1944-1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

LIMA, Cláudio Olívio Vilela; MARTINS-COSTA, Hugo Cesar  e  JUAN GRECO, Pablo. Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.02, pp.251-261. ISSN 1981-4690.

O objetivo desse estudo foi verificar em que medida o processo de ensino-aprendizagem-treinamento utilizado em uma equipe feminina de voleibol favoreceu o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo das atletas. Doze jogadoras (idade média 13,9 ± 0,3 anos) pertencentes a um clube participaram da pesquisa. Para caracterizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento foram filmadas e posteriormente analisadas 17 sessões consecutivas de treinamento. Para verificar o desenvolvimento do conhecimento tático, utilizou-se o teste validado por PAULA (2001), sendo este aplicado no início e no final das sessões de treino registradas. Na análise das sessões de treino, as atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade técnica ocuparam 57,5% do tempo total de treinamento, enquanto que em 29,9% do tempo foram desenvolvidas atividades com características de aperfeiçoamento tático. Para o conhecimento tático, não foi verificado aumento em nenhuma das variáveis medidas no teste. Esses resultados demonstraram que o treinador planificou suas sessões de forma a dedicar maior atenção ao componente técnico, sendo este contemplado especialmente através das atividades sem conexão com situações de jogo, como “fundamentos individuais” ou “combinação de fundamentos”. A estrutura de treinamento utilizada parece não ter favorecido o aumento do nível de conhecimento tático declarativo no decorrer do período de treinamento avaliado.

Palavras-chave : Modelos de Ensino; Jogos esportivos Coletivos; Cognição e Ação; Tomada de Decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )