SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibolAssociação de comorbidades e hábitos não saudáveis com a capacidade de caminhada em pacientes com claudicação intermitente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SILVA, Marcelo Moraes e  e  FONTOURA, Mariana Purcote. Educação do corpo feminino: um estudo na Revista Brasileira de Educação Física (1944-1950). Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.02, pp.263-275. ISSN 1981-4690.

O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos especializados sobre o corpo feminino vinculados a um importante periódico da Educação Física brasileira da década de 40: “A Revista Brasileira de Educação Física”. As práticas corporais e desportivas eram vistas como conquistas para as mulheres, mas ao mesmo tempo podiam colocar em risco o projeto de “ordem” e “progresso” e a própria representação de feminilidade vigente. Então, foram colocadas em ação várias retóricas discursivas que apontavam restrições à inserção feminina neste universo. A principal justificativa apresentada nas páginas da revista era o fator biológico, baseado principalmente nas diferenças anatômicas e fisiológicas, bem como em um excessivo medo da virilização da mulher. A título de conclusão, o trabalho aponta que, apesar das enormes limitações impostas às mulheres dentro das práticas corporais e desportivas, o seu ingresso neste universo representou uma conquista devido ao fato da sua saída do espaço privado do lar e entrada na esfera pública.

Palavras-chave : Educação do Corpo; Revista Brasileira de Educação Física; Mulheres; Saber Médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )