SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdoAnálise de dados gemelares: uma aventura guiada para investigadores das Ciências do Desporto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SOUZA, Juliano de; TOLEDO, Renata Maria  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. Representações sociais e instituição da realidade no subcampo esportivo do montanhismo: uma possibilidade de leitura sociológica a partir da obra “Sobre homens e montanhas” de Jon Krakauer. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.02, pp.341-349. ISSN 1981-4690.

Os objetivos nos quais se pautou a construção do presente artigo conduzem, de um lado, a identificar algumas representações sociais presentes no universo do montanhismo e, de outro, entender a forma como essas mesmas representações, em meio à luta e à concorrência, contribuem para a construção da realidade social nesse universo empírico delimitado. Para o desenvolvimento dessa proposta buscou-se suporte teórico-metodológico na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua forma adquirida e explicitada na construção da teoria das representações sociais, da economia dos bens simbólicos e dos lucros de distinção no campo esportivo. Por fim, substanciou-se ainda nas considerações empíricas tecidas pelo alpinista e escritor Jon Krakauer em seu best-seller “Sobre homens e montanhas”.

Palavras-chave : Representações Sociais; Montanhismo; Sociologia; Pierre Bourdieu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )