SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue03O processo de planejamento e periodização do treino em futebol nos clubes da principal liga portuguesa profissional de futebol na época 2004/2005.Efeito da velocidade do estímulo no desempenho de uma tarefa de antecipação-coincidência em destros e canhotos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

GORLA, José Irineu; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; COSTA, Leonarto Trevizan  and  CAMPOS, Luis Felipe Castelli Correia de. Validação da bateria “Beck” de testes de habilidades para atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.03, pp.473-486. ISSN 1981-4690.

O “Rugby” em Cadeira de Rodas é uma modalidade praticada por sujeitos com tetraplegia ou tetra equivalência, desde 2005 no Brasil, onde existem aproximadamente 10 equipes em atividade. A avaliação motora é um dos meios de controle do treinamento que possibilita conquistar avanços no planejamento. A bateria “Beck” de testes de habilidades (manejo de bola, precisão de passes, bloqueio, velocidade e passes de longa distância) para atletas da modalidade foi desenvolvida nos EUA por YILLA e SHERRILL (1998). O objetivo deste estudo foi analisar os critérios de autenticidade científica da bateria para a população de atletas brasileiros. Os resultados de duas avaliações com a bateria (teste e re-teste) realizadas com 11 atletas (média de idade 27,59 ± 5,37 anos, tempo de lesão 8,19 ± 3,83 anos), foram registrados por três avaliadores, o que possibilitou a análise de objetividade, fidedignidade e consistência interna. Foram utilizadas as ferramentas ANOVA para análise de objetividade e, coeficiente de correlação intraclasse e teste t para análise de fidedignidade e consistência. Não foram encontradas diferenças entre os resultados dos diferentes avaliadores (valores de p variando de 0,45 a 1,00) e os valores de correlação intraclasse encontrados (variação de r de 0,78 a 0,99) permitem concluir que a bateria é consistente e fidedigna. Os resultados encontrados neste estudo são evidências de que os critérios de autenticidade científica para a bateria são satisfeitos e a bateria pode ser considerada um instrumento válido para avaliação motora de atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas.

Keywords : Avaliação; Esporte Adaptado; Deficiência Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )