SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03O processo de planejamento e periodização do treino em futebol nos clubes da principal liga portuguesa profissional de futebol na época 2004/2005.Efeito da velocidade do estímulo no desempenho de uma tarefa de antecipação-coincidência em destros e canhotos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GORLA, José Irineu; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; COSTA, Leonarto Trevizan  e  CAMPOS, Luis Felipe Castelli Correia de. Validação da bateria “Beck” de testes de habilidades para atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.03, pp.473-486. ISSN 1981-4690.

O “Rugby” em Cadeira de Rodas é uma modalidade praticada por sujeitos com tetraplegia ou tetra equivalência, desde 2005 no Brasil, onde existem aproximadamente 10 equipes em atividade. A avaliação motora é um dos meios de controle do treinamento que possibilita conquistar avanços no planejamento. A bateria “Beck” de testes de habilidades (manejo de bola, precisão de passes, bloqueio, velocidade e passes de longa distância) para atletas da modalidade foi desenvolvida nos EUA por YILLA e SHERRILL (1998). O objetivo deste estudo foi analisar os critérios de autenticidade científica da bateria para a população de atletas brasileiros. Os resultados de duas avaliações com a bateria (teste e re-teste) realizadas com 11 atletas (média de idade 27,59 ± 5,37 anos, tempo de lesão 8,19 ± 3,83 anos), foram registrados por três avaliadores, o que possibilitou a análise de objetividade, fidedignidade e consistência interna. Foram utilizadas as ferramentas ANOVA para análise de objetividade e, coeficiente de correlação intraclasse e teste t para análise de fidedignidade e consistência. Não foram encontradas diferenças entre os resultados dos diferentes avaliadores (valores de p variando de 0,45 a 1,00) e os valores de correlação intraclasse encontrados (variação de r de 0,78 a 0,99) permitem concluir que a bateria é consistente e fidedigna. Os resultados encontrados neste estudo são evidências de que os critérios de autenticidade científica para a bateria são satisfeitos e a bateria pode ser considerada um instrumento válido para avaliação motora de atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas.

Palavras-chave : Avaliação; Esporte Adaptado; Deficiência Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )