SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professoresValidação da escala de motivação no esporte (SMS) no futebol para a língua portuguesa brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva  e  JUAN GRECO, Pablo. Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.03, pp.513-535. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo consistiu na identificação do conhecimento tático-estratégico dos levantadores “experts”, de diferentes escalões, tendo como indicativo as ações de organização ofensiva do voleibol. Da presente investigação científica participaram dezoito levantadores de ambos os sexos: campeões de São Paulo e Minas Gerais, das competições promovidas pelas Federações destes estados nos escalões Mirim (sub-14), Infantil (sub-15), Infanto (sub-17) e Juvenil (sub-20), mais um campeão Adulto (Profissional) da Superliga Masculina e Feminina. Foi aplicada uma entrevista individual e semi-estruturada com referência na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador (MESQUITA & GRAÇA, 2002a, 2002b; QUEIROGA, 2005; QUEIROGA et al., 2010). Os textos das 18 entrevistas semi-estruturadas foram codificados, comparados e agrupados por similaridade de sentido (DUARTE, 2002; JONES, 2005; MINAYO & SANCHES, 1993; THOMAS & NELSON, 2002). Entre os resultados apurados, evidenciou-se que o levantador, mesmo com condições ideais na qualidade do primeiro toque, concentra as suas ações em determinados atacantes, por não ter confiança e por limitações táticas e técnicas dos outros jogadores em suas ações ofensivas finais. Além disto, os resultados indicam que os levantadores estão em constante evolução, independente dos anos de prática no voleibol, com referências de todos eles quanto à importância do treino como uma fonte de conhecimento, dentre outras.

Palavras-chave : Cognição e Ação; Levantador; Distribuição; Voleibol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )