SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número04O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográficaCorporeidade e sexualidade em dançarinos de rua: axé e hip hop índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

MIYABAYASHI, Luciane Akemi  y  PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.04, pp.649-662. ISSN 1981-4690.

Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.

Palabras clave : Relações Sociais; Desenvolvimento Infantil; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )