SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue04Corporeidade e sexualidade em dançarinos de rua: axé e hip hopEfeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SAEMI, Esmaeel; WULF, Gabriele; VARZANEH, Ahmad Ghotbi  and  ZARGHAMI, Mehdi. Feedback after good versus poor trials enhances motor learning in children. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.04, pp.673-681. ISSN 1981-4690.

O presente estudo investigou se a aprendizagem motora de crianças pode ser beneficiada pelo “feedback” (conhecimento de resultados -CR) fornecido após tentativas relativamente boas de prática, ao invés de após tentativas ruins. A tarefa requeriu que os participantes arremessassem saquinhos de feijão em um alvo circular fixo, posicionado no chão, a uma distância de 3 m. Vinte e oito crianças do ensino fundamental (idade média: 10,6 anos) participaram deste experimento. A fase de prática consistiu de 10 blocos de seis tentativas. Após cada bloco de tentativas, um grupo (KR “good”) recebeu CR relacionado aos três arremessos mais precisos, enquanto ao outro grupo (KR “poor”) foi fornecido CR relacionado aos três arremessos menos precisos. Os participantes não foram informados sobre as tentativas nas quais o “feedback” seria fornecido. Imediatamente após a fase de prática, os participantes preencheram o questionário de motivação intrínseca. Um dia após a fase de prática, foi conduzido um teste de retenção composto por 10 tentativas, sem CR. Os resultados demonstraram que a aprendizagem foi melhorada através do fornecimento de CR após as boas tentativas de prática. Ainda, os resultados do questionário revelaram que a motivação intrínseca dos aprendizes foi aumentada pelo “feedback” positivo. Os presentes achados adicionam evidências de que os efeitos motivacionais do “feedback” possuem um impacto direto sobre a aprendizagem.

Keywords : Motivação; Conhecimento de Resultados; Arremesso.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )