SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 suppl.especialContribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação físicaNutrição aplicada à atividade motora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

GUALANO, Bruno  and  TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, suppl., pp.37-43. ISSN 1981-4690.

A inatividade física é fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de doenças crônicas. Assim sendo, o exercício físico torna-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e o profissional de Educação Física, o responsável por sua ampla disseminação. Nesse artigo, discorremos sobre as seguintes questões: Qual o impacto - biológico e socioeconômico - da inatividade física na saúde dos indivíduos?; 2) Qual o impacto da inserção da atividade física vida dos indivíduos?; 3) Qual o papel da profissional de Educação Física na promoção de saúde e quais os desafios que a Educação Física, enquanto ciência (“lato sensu”) e profissão, deve enfrentar nas próximas décadas? Tendo como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas, pretendemos revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico.

Keywords : Saúde; Atividade Física; Inatividade Física; Efeitos Terapêuticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )