SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Efeitos do treinamento moderado contínuo sobre parâmetros imunológico e metabólico de ratos suplementados com maltodextrinaReprodutibilidade do VO2Máx estimado na corrida pela frequência cardíaca e consumo de oxigênio de reserva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MILANEZ, Vinicius Flávio et al. Relação entre métodos de quantificação de cargas de treinamento baseados em percepção de esforço e frequência cardíaca em jogadores jovens de futsal. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.01, pp.17-27. ISSN 1981-4690.

Os objetivos do estudo foram verificar a associação entre os métodos de quantificação da carga de treinamento, PSE da sessão e impulso de treinamento proposto por Lucía (LuciaTRIMP) e descrever a distribuição da intensidade de treinamento no futsal semiprofissional da categoria sub 18. Quinze jogadores (média e DP; idade: 17 ± 1 ano; massa corporal: 70,4 ± 6,5 kg; estatura: 175 ± 4 cm e IMC 23 ± 2 kg.m-2) foram submetidos a um teste de corrida incremental para determinar o limiar ventilatório (LV), o ponto de compensação respiratória (PCR) e o consumo máximo de oxigênio (VO2max). Apenas oito atletas foram monitorados por meio dos métodos PSE da sessão e LuciaTRIMP durante 78 sessões de treinamento antes da principal competição da temporada. Foram encontradas correlações individuais de magnitudes alta a quase perfeita (r = 0,64 - 0,91) entre os métodos PSE da sessão e LuciaTRIMP. O padrão de distribuição da intensidade de treinamento foi 76, 18 e 6% do tempo abaixo do LV (zona 1), entre LV e PCR (zona 2) e acima do PCR (zona 3), respectivamente. O método PSE da sessão se mostrou altamente relacionado com um método objetivo de quantificação da carga de treinamento. Além disso, as sessões de treinamento de uma equipe de futsal semiprofissional da categoria sub 18 apresentaram um padrão decrescente de distribuição das intensidades de treinamento.

Palavras-chave : Limiar Ventilatório; Ponto de Compensação Respiratória; Carga Interna de Treinamento; Esportes Coletivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )