SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Ações do jogo e de resultado que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de “rugby” do Torneio SuperO conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

DINIZ, Ariane Brito et al. Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.01, pp.119-128. ISSN 1981-4690.

Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora

Palavras-chave : Aprendizagem; Desempenho Psicomotor; Tarefa de Rastreamento; Padrão Serial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )