SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Análise do rendimento no primeiro serviço em tenistas de competição sob o efeito de um escoamento aerodinâmico induzido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ANDRADE, Rodrigo Maciel et al. Contribuição dos parâmetros biomecânicos para o desempenho de saltos verticais de jogadoras de basquetebol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.181-192. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi investigar a contribuição dos parâmetros biomecânicos para o desempenho do salto vertical com contramovimento (SV) e SV precedido de corrida (SVcorrida) em 19 jogadoras da seleção brasileira adulta de basquetebol feminino (26,2 ± 4,7 anos; 1,81 ± 0,07 m; 75,6 ± 12,6 kg; 20,4 ± 6,0% de gordura). Foram considerados os picos de força passiva (PFPa) e propulsão (PFP), tempo para alcance dos picos de força passiva (TPFPa) e propulsão (TPFP), “load rate” (LR), taxa de desenvolvimento de força (TDF), tempo de fase excêntrica (Texc) e concêntrica (Tcon). A análise de componentes principais revelou que 50,86% da altura de SV foi explicada por PFPa, TPFPa, LR, Texc e TPFP, e que 43,28% de SVcorrida foi explicada por PFPa, TPFPa, LR, PFP. Esses resultados sugerem que parâmetros temporais parecem contribuir de maneira mais significativa para o desempenho de salto, porem diferentes tipos de salto podem demandar comportamentos distintos de parâmetros biomecânicos.

Palavras-chave : Análise de Componentes Principais; Performance; Biomecânica; Força de Reação do Solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )