SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Contribuição dos parâmetros biomecânicos para o desempenho de saltos verticais de jogadoras de basquetebolEfeito do treinamento físico e da ingestão crônica de cafeína sobre o tecido ósseo de ratos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MENDES, Pedro Cabral et al. Análise do rendimento no primeiro serviço em tenistas de competição sob o efeito de um escoamento aerodinâmico induzido. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.193-208. ISSN 1981-4690.

O presente estudo analisou as variáveis de produto no serviço de tênis em 12 jogadores experientes, quando constrangidos com um escoamento aerodinâmico induzido (EAI) produzido por um ventilador industrial. Para o cálculo da exatidão do serviço, recorreu-se a uma análise 2D. A velocidade de saída da bola foi medida através de um radar. Os jogadores realizaram 100 serviços à máxima velocidade e para o ponto de interseção da linha central e linha de serviço. Os resultados não evidenciam diferenças estatisticamente significativas na exatidão e precisão entre a condição de controlo e as quatro condições com EAI. Na variável velocidade de serviço verificaram-se diferenças significativas em seis participantes. Na relação entre a velocidade e a exatidão constatou-se a existência de correlações negativas e estatisticamente significativas, nas condições EAI1; EAI3 e EAI aleatório. Os jogadores apresentaram uma menor exatidão e precisão em profundidade e maior na direção do serviço.

Palavras-chave : Variabilidade; Precisão; Exatidão; Controle Motor; Tênis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )