SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliaçãoEducação Física e esportes na Ação Integralista Brasileira: Hollanda Loyola e a educação do corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MEIRA, Tatiana de Barros; BASTOS, Flávia da Cunha  e  BOHME, Maria Tereza Silveira. Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.251-262. ISSN 1981-4690.

Em diversos países, a estrutura organizacional voltada ao desenvolvimento das modalidades esportivas é definida por programas de esporte desenvolvidos nacionalmente. Este estudo teve por objetivo analisar a organização, as estruturas e as políticas para o esporte de rendimento no Brasil. Foram analisadas as ações de órgãos governamentais e/ou entidades nacionais do esporte de alto nível. Foram analisados os 14 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) referentes aos quatro indicadores que compõem o Pilar 2 do modelo SPLISS (Sports Policies Leading to Sport Sucess) (DE BOSSCHER et al., 2009). Verificou- se que: o país possui ações isoladas oriundas do COB e do Ministério do Esporte; não existe priorização na aplicação dos recursos financeiros nas modalidades com chances reais de medalhas; existem ações do COB em relação à formação de gestores e técnicos, e a participação da representação de atletas nas entidades nacionais de esporte ainda é bastante restrita e recente.

Palavras-chave : Organização Esportiva; Políticas Esportivas; Esporte de Rendimento.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )