SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminarEfeitos de três modalidades de atividade física na capacidade funcional de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SIMOES, Renata Duarte  e  GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação Física e esportes na Ação Integralista Brasileira: Hollanda Loyola e a educação do corpo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.263-272. ISSN 1981-4690.

Investiga como a Ação Integralista Brasileira, movimento social que emerge no Brasil Republicano, educava corporalmente, por meio da Educação Física e dos esportes, membros inscritos em suas fileiras. Analisa artigos publicados em A Offensiva, jornal doutrinário e prescritivo do movimento, publicados de 17/05/1934 a 19/03/1938, com destaque para os artigos de Francisco de Assis Hollanda Loyola. Os escritos de Loyola, Mestre de Campo da Milícia e diretor da Escola de Instructores de Educação Physica integralista, ganham destaque porque instituíram um modo inovador de conceber a prática esportiva e o treinamento físico na AIB. Loyola conquistou espaço no jornal e traçou o “Plano Geral” de Educação Física voltado para as necessidades e características do povo brasileiro, aspecto enfatizado pelo autor. Concluiu que agregando as prescrições de Loyola a práticas ritualistas e simbólicas, o integralismo impunha ao corpo um modo muito próprio de ser integralista, modo de ser um “soldado-integral”.

Palavras-chave : Educação Física; Ação Integralista Brasileira; Hollanda Loyola.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )