SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Efeitos de três modalidades de atividade física na capacidade funcional de idososVariabilidade na coordenação motora: uma abordagem centrada no delineamento gemelar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  y  DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.283-300. ISSN 1981-4690.

A pedagogia do esporte preocupa-se com o estudo sistemático dos processos de ensino e aprendizagem relacionados aos esportes. As lutas corporais também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas. Dessa forma, este estudo pretendeu analisar a relação entre as concepções de pedagogia do esporte e o ensino das lutas corporais. Para isso, foi feita uma revisão de literatura com as seguintes temáticas: a abordagem pedagógica do esporte, a pedagogia do esporte e as lutas corporais e considerações acerca da prática pedagógica das lutas corporais. Elaborou-se também formas de pedagogizar as lutas corporais, levando em consideração alguns eixos norteadores: por que ensiná-las, o que ensinar das lutas corporais, como ensiná-las e como avaliá-las. As lutas corporais devem estar envoltas em abordagens pedagógicas focadas nas pessoas que se-movimentam, permitindo aos sujeitos refletir sobre suas ações, ressignificando-as e atribuindo sentidos que contribuam para que eles atinjam a autonomia e a emancipação.

Palabras clave : Ensino de Esportes; Prática Pedagógica; Artes Marciais; Dimensões dos Conteúdos.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )