SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Análise do desempenho motor em tarefas de “timing” antecipatório em idosos praticantes de esportes de interceptaçãoO ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

ROSSI, Fernanda  and  HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.323-338. ISSN 1981-4690.

Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de HUBERMAN (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.

Keywords : Formação Docente; Ciclos de Desenvolvimento Profissional; Educação Física Escolar.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )