SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Análise do desempenho motor em tarefas de “timing” antecipatório em idosos praticantes de esportes de interceptaçãoO ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ROSSI, Fernanda  e  HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.323-338. ISSN 1981-4690.

Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de HUBERMAN (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.

Palavras-chave : Formação Docente; Ciclos de Desenvolvimento Profissional; Educação Física Escolar.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )