SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação FísicaEstratégia de corrida em média e longa distância: como ocorrem os ajustes de velocidade ao longo da prova? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

TANI, Go; BASSO, Luciano  e  CORREA, Umberto Cesar. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.339-350. ISSN 1981-4690.

O processo ensino-aprendizagem pode ser visto como um sistema constituído pela interação de três componentes - professor, aluno e matéria - que tem por meta promover mudanças efetivas nos comportamentos, capacidades e competências do aluno. Como numa visão sistêmica do processo ensinoaprendizagem, a função de um determinado componente implica sempre o estabelecimento de relação entre os dois componentes que restam, o papel principal do professor é estabelecer relação entre o aluno e a matéria. Neste contexto, a questão central é saber em que se basear para estabelecer essa relação. O presente ensaio parte da assunção de que o conhecimento sobre o desenvolvimento motor constitui um elemento fundamental quando a matéria de ensino é o esporte, discute uma fase desse processo que tem sido sistematicamente esquecida procurando identificar as suas possíveis causas e consequências e apresenta algumas sugestões para trabalhar com essa fase.

Palavras-chave : Desenvolvimento Motor; Esporte; Processo Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )