SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CARMO, Everton Crivoi do; BARRETI, Diego Lopes Mendes; UGRINOWITSCH, Carlos  e  TRICOLI, Valmor. Estratégia de corrida em média e longa distância: como ocorrem os ajustes de velocidade ao longo da prova?. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.02, pp.351-363. ISSN 1981-4690.

A estratégia de corrida tem sido apontada como um fator decisivo para o sucesso do atleta. Durante corridas de média e longa duração, a melhor estratégia será aquela capaz de poupar as “reservas fisiológicas”, permitindo ao atleta terminar a prova no menor tempo possível. O controle da estratégia de corrida parece ser influenciado por fatores fisiológicos e psicológicos, que são ajustados constantemente durante a corrida, permitindo ao atleta determinar a intensidade do esforço. Diversas variáveis fisiológicas têm sido relacionadas aos ajustes da estratégia de corrida, no entanto, os resultados observados são controversos e foco de grandes discussões. Assim, a presente revisão tem como objetivo propiciar aos profissionais do esporte um melhor entendimento de questões como: 1) quais as melhores estratégias adotadas para determinado tipo de prova?; 2) como os ajustes da estratégia de corrida são realizados?; e 3) quais variáveis fisiológicas influenciam no controle da estratégia de corrida?

Palavras-chave : Desempenho; Percepção de Esforço; Economia de Corrida.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )