SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Dano muscular: resposta inflamatória sistêmica após ações excêntricas máximasComparação da ativação mioelétrica do glúteo máximo e bíceps femoral entre os agachamentos paralelo e com passada à frente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CUQUETTO, Douglas Colombi; MILL, José Geraldo  e  AMARAL, Fabian Tadeu do. Influência do uso de fluoxetina sobre o tempo de corrida em esteira ergométrica em ratos não treinados. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.375-381. ISSN 1981-4690.

Trabalhos de diferentes autores constataram que, um aumento na concentração de serotonina (5-HT) no cérebro, durante exercício físico intenso e prolongado, está diretamente relacionado a um prejuízo na função do Sistema Nervoso Central (SNC), com correspondente desenvolvimento da fadiga e consequente diminuição do desempenho. No presente trabalho, 10 ratos Wistar foram submetidos a sessões de corrida até o esgotamento físico em esteira rolante. Os protocolos experimentais foram divididos em quatro fases: Fase 1 - avaliação do tempo médio de corrida dos animais até o esgotamento físico; Fase 2 - avaliação do tempo médio de corrida dos animais até o esgotamento físico, sob tratamento com fluoxetina; Fase 3 - “washout” de sete dias; Fase 4 - “washout” de 14 dias. Este estudo sugere que a administração crônica de fluoxetina aumenta substancialmente o tempo médio de corrida até o esgotamento físico em ratos submetidos a exercício em esteira rolante.

Palavras-chave : Fluoxetina; Sistema Nervoso; Exaustão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )