SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Inatividade física, comportamento sedentário e excesso de peso corporal associados à condição socioeconômica em jovensA liderança e coesão grupal no futebol profissional: o pesquisador fora do jogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SOUZA, Doralice Lange de; CASTRO, Suélen Barboza Eiras de  e  MEZZADRI, Fernando Marinho. Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.419-430. ISSN 1981-4690.

Este trabalho apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação de dois projetos sociais e participação de crianças e adolescentes nos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e seus responsáveis; profissionais e voluntários dos projetos. Alguns fatores aparecem ora como facilitadores e ora como barreiras: presença ou ausência de profissionais qualificados e de apoio para o trabalho; quantidade e/ou qualidade das parcerias; nível de consistência no trabalho entre os parceiros; qualidade dos espaços, equipamentos e atividades ofertadas; nível de envolvimento da comunidade e/ou pais. Os principais facilitadores são: acesso a práticas desportivas; oportunidades de socialização e percepção dos projetos como locais mais seguros do que as ruas. A principal barreira é a falta de segurança no trajeto de casa até o local das atividades e vice-versa. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento deste e de outros projetos similares.

Palavras-chave : Fatores; Envolvimento; Crianças; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )