SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Fatores de risco associados ao comportamento alimentar inadequado em futebolistasRegistros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MEIRA JUNIOR, Cássio Miranda; MAIA, José Antonio Ribeiro  e  TANI, Go. Frequency and precision of feedback and the adaptive process of learning a dual motor task. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.455-462. ISSN 1981-4690.

O presente estudo investigou os efeitos da frequência e precisão de “feedback” na aprendizagem de uma tarefa motora de dupla demanda. Cento e vinte adultos foram aleatoriamente designados a seis grupos de diferentes níveis de frequência (100%, 66% ou 33%) e precisão (específico ou geral) de conhecimento de resultados (CR). Na fase de estabilização, a tarefa combinada de posicionamento linear e controle de força manual foi executada com CR. Dez tentativas de adaptação sem CR foram executadas na mesma tarefa, com a introdução de uma força eletromagnética contrária à direção do movimento. A análise indicou efeito significativo no fator “frequência de CR”. Aqueles que receberam CR em 66% das tentativas de estabilização obtiveram desempenho de adaptação superior quando comparados àqueles que receberam 100% ou 33% de CR. Esse achado reforça a existência de um nível ótimo de informação, nem muito alto nem muito baixo, para que a aprendizagem seja otimizada.

Palavras-chave : Conhecimento de Resultados; Feedback; Aprendizagem Motora; Habilidade Motora; Adaptação; Tarefa Motora Dual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )