SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Frequency and precision of feedback and the adaptive process of learning a dual motor taskO tipo de trajetória não afeta o controle visual da freada em ciclistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

MATTHIESEN, Sara Quenzer; GINCIENE, Guy  y  FREITAS, Fernando Paulo Rosa de. Registros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.463-471. ISSN 1981-4690.

Pautada em pesquisa documental, o objetivo desse trabalho consistiu em investigar as alterações pelas quais a maratona passou ao longo dos anos, visando a difusão desse conhecimento, especialmente, em aulas de Educação Física. Entre as modificações estruturais, os atletas, as marcas e as curiosidades em torno de cada uma das edições olímpicas dessa prova, verificou-se, por exemplo, que inspirada em uma lenda grega, a prova da maratona foi incluída na programação dos Jogos Olímpicos Modernos, no masculino, em 1896 e no feminino, em 1984; foi disputada em distâncias e percursos diferentes e instaurou novas regras, a exemplo da “Norma Scheiss”. Se esses são alguns dos aspectos identificados por essa pesquisa, outros também devem ser evidenciados, considerando que a história do esporte é um dos conteúdos que deveria ser ensinado em aulas de Educação Física.

Palabras clave : Maratona; História do Esporte; Educação Física; Corrida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )