SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue03Registros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de educação físicaEffects of target location and uncertainty on reaching movements in standing position author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

RODRIGUES, Sérgio Tosi; SCHIAVON, Renato  and  MACEGOZA, Juliane. O tipo de trajetória não afeta o controle visual da freada em ciclistas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.473-483. ISSN 1981-4690.

O controle visual da freada foi estudado em ciclistas recreacionais através da manipulação da velocidade no início da freada (baixa, média e alta) e da trajetória de aproximação (retilínea e curvilínea) da bicicleta em relação a um obstáculo estacionário. A hipótese foi que o tipo de trajetória da bicicleta, de modo exclusivo ou em interação com a velocidade inicial, afetaria a informação visual de tempo para colisão (“tau” margem) e sua primeira derivada no tempo (“tau-dot”), respectivamente, no início e durante a freada. Os resultados revelaram que a velocidade afetou significativamente “tau” margem, enquanto “tau-dot” manteve-se inalterado independentemente da condição. O tipo de trajetória claramente não afetou o controle visual da freada em ciclistas.

Keywords : Tempo para Colisão; Informação Visual; Freada; Ciclismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )