SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossaPosicionamento angular do atacante em relação ao defensor em futebolistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GOMES, Thábata Viviane Brandão; UGRINOWITSCH, Herbert; MARINHO, Nádia Fernanda Schmitt  e  BENDA, Rodolfo Novellino. Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.03, pp.511-521. ISSN 1981-4690.

Estudos de prática mental com sujeitos novatos apontam sua superioridade à ausência de prática. Entretanto, pré-teste ou familiarização usando prática física podem influenciar o efeito da prática mental. Este estudo investigou os efeitos da prática mental em novatos na tarefa praticada, assim como o posicionamento da prática física em relação à prática mental. Vinte e cinco universitários voluntários praticaram uma tarefa seriada de posicionamento e foram distribuídos em cinco grupos conforme o tipo de prática: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), mental-física (GPMF), e grupo controle (GC) que participou apenas dos testes. Uma Anova não paramétrica aplicada nos testes mostrou superioridade dos grupos com prática física (GPF, GPFM e GPMF) sobre os grupos controle e prática mental. Ao considerar a pequena amostra utilizada, os resultados sugerem que a prática mental em sujeitos novatos depende da prática física para ser efetiva independente de seu posicionamento (antes ou após).

Palavras-chave : Prática Mental; Prática Física; Aprendizagem Motora; Novatos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )